Programação de outubro do Complexo Ambiental Caminhos do Horto reúne ações formativas, culturais e ambientais

Cultura e Arte

om a realização de mais uma edição do Projeto Caminhos Culturais, a programação do mês de outubro do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove um ambiente de integração cultural e ambiental, por meio de experiências que unem shows musicais, formações, espetáculos circenses, atividades infantis, bem como ações com foco em mobilidade urbana. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

As atividades iniciam com a Feira de Marias, que ficará disponível entre os dias 11 e 13 de outubro na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, estação inferior que dá acesso ao Teleférico, das 9h às 17h. Criada por mulheres e para mulheres, a Feira é uma iniciativa independente, que busca fortalecer a cena cultural, gerar renda, formalizar e abrir espaços dedicados às mulheres empreendedoras da região do Cariri cearense. Entre os produtos expostos estão: roupas, acessórios, artigos pets, bem como produtos gastronômicos, esotéricos e artesanais.

Com o tema “Poesia, Verso e Canção”, a próxima edição do Projeto Caminhos Culturais irá acontecer no dia 18/10, na Estação Monsenhor Murilo, das 18h às 21h. O evento deste mês é uma celebração à herança literária e musical nordestina, com foco na poética, criação de versos, prosas e canções, a fim de promover encontro cultural interativo entre as regiões do litoral nordestino e sertão da região, em especial a do Cariri cearense, além de fortalecer a identidade regional, destacando a importância da poesia como ferramentas de expressão cultural. A programação desta edição terá shows de Fatinha Gomes,Guida e Maria João, e Leonardo de Luna. Também se apresentará o Palhaço Sequinho, com o espetáculo ”Caminhos que Vêm”.

As ações formativas contemplam a “Aula aberta: Teleféricos como alternativa sustentável para promover a mobilidade urbana”, com a Profª Giovanna Freire. A atividade acontecerá na Estação Monsenhor Murilo, no dia 19/10, das 9h às 11h, onde a ministrante apresentará os teleféricos como práticas sustentáveis de mobilidade urbana, para além de atrações turísticas, sobretudo em Juazeiro do Norte, onde o Teleférico do Complexo Ambiental conecta o município ao monumento do Padre Cícero, proporcionando vistas panorâmicas e aliviando o congestionamento, especialmente durante as romarias.

Na mesma data (19/10), haverá o “Rolê no Horto – Entre o cotidiano e a fotografia”, mediado por Hévila Ribeiro, das 14h às 19h. A atividade tem como objetivo proporcionar uma experiência de educação patrimonial e fotográfica na Comunidade do Horto, onde o roteiro inclui visitas a pontos importantes da localidade, como o Monumento da Ceia Larga, a Pedra do Joelho e a residência do Mestre Dodô. As pessoas participantes poderão vivenciar e registrar o patrimônio material e imaterial da região e de seus moradores.

A programação também oferece como formação a atividade “Palhaçaria e Educação”, ministrada por Pedro Milhomens, o Palhaço Sequinho, no dia 23/10, na qual será apresentada o universo circense, fomentando um encontro entre o educador e o público por meio da palhaçaria e da contação de histórias. Além disso, no dia 25/10 será disposta a oficina “Gastronomia – Preparo de Salgados Saudáveis”, com Indra Nunes, destinada ao público da Colina do Horto. Essa atividade terá foco na produção alimentar saudável como geradora de renda, potencializando a vida das pessoas da Comunidade.

Como formação voltada ao público infantil, o ator e arte-educador Rodrigo Tomaz ministrará “Jogando com a Histórias”, em que o artista propõe estímulos criativos às crianças, com base do universo das fábulas, a fim de gerar uma criação coletiva que estimule a imaginação e foco no desenvolvimento lógico e psicomotor do público presente, por meio de jogos e brincadeiras interativas. A ação acontecerá no dia 26/10, das 9h às 14h, na Estação Monsenhor Murilo.

As atividades formativas ainda compreendem a Roda de Aprendizagem “Nós e o Bem viver”, com Luciana Medeiros, no dia 29/10, das 8h às 13h, na Escola Alaíde Santos, destinada para educadores da Instituição. Na mesma data, Luciana irá ministrar a atividade Interação Cotidiana “O Bem viver e a Colina”, das 18h às 22h, com a turma do EJA.

Todas as atividades acontecem no entorno da Colina do Horto e do Salgadinho, fortalecendo o vínculo das comunidades com o Complexo Ambiental Caminhos do Horto.

Complexo Ambiental Caminhos do Horto

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do “Padim”. As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.

Fonte: Secult Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *