Últimos dias para visitar a exposição LADawards 2024, com destaques do design sul-americano na KUYA

Cultura e Arte

A KUYA – Centro de Design do Ceará, espaço cultural gerido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, encerra neste domingo, 10 de novembro, as visitações para a exposição LADawards 2024. A mostra é uma vitrine do talento e da criatividade de designers latino-americanos, apresentando as criações premiadas no Latin American Design Awards 2024, uma das mais prestigiadas premiações de design da América Latina.

Desde sua abertura, a exposição atraiu mais de 2.500 visitantes interessados em mergulhar na identidade visual e cultural da América Latina, onde o design contemporâneo reflete a diversidade, a inovação e a riqueza cultural da região. “A LADawards é uma celebração do design latino-americano em sua ampla forma de expressão, proporcionando ao público a oportunidade de se conectar com visões, cores e formas que traduzem a essência de nossa cultura”, destaca Monica Rodrigues, Assessora executiva da KUYA.

A mostra inclui uma seleção diversificada de peças, que vão desde criações gráficas até projetos de design de produto, todas reconhecidas pela inovação e pelo impacto visual. Projetada para valorizar tanto os aspectos estéticos quanto os conceituais das obras, permitindo que o público vivencie o design de uma forma que transcende o visual e envolve uma narrativa cultural única.

Com uma curadoria sensível e abordagem inovadora, a mostra estabelece uma ponte entre a cultura visual e a experiência sensorial, reafirmando o potencial do design para expressar e transformar realidades, destacando as produções dos designers do sul global.

A exposição LADawards 2024 segue aberta ao público até domingo, 10 de novembro. Para mais informações, acesse as redes sociais da KUYA – Centro de Design do Ceará: @kuyadesignceara.

Festival KUYA Design Sul-Americano

O design sul-americano movimentou Fortaleza em setembro de 2024 com o Festival KUYA Design Sul-Americano, realizado pela KUYA – Centro de Design do Ceará, no Complexo Estação das Artes. O evento celebrou a diversidade cultural do design produzido nos países da América Latina, atraindo mais de 7 mil pessoas de todo o continente para participar de oficinas práticas, ateliês formativos, apresentações musicais, feiras, exposições e mesas temáticas.

Durante os quatro dias do festival, Fortaleza tornou-se um ponto de encontro para discussão e exibição do design sul-americano, com destaque para exposições como “Tipos Latinos” na Pinacoteca do Ceará e a mostra “Prêmio Filex” na Universidade Federal do Ceará. O festival reforçou o papel do design como uma ferramenta essencial para enfrentar desafios sociais, econômicos, culturais e ambientais.

Sobre a KUYA

A KUYA é um espaço público criado para integrar o design ao pensamento e à gestão cultural no Ceará. Localizada no Complexo Cultural Estação das Artes, a instituição visa fomentar a cultura do design no estado. “Existem muitas experiências privadas em que o design é visto como um negócio, mas a proposta da KUYA é tratar o design como cultura, uma perspectiva que poucas instituições seguem no mundo”, comenta Rodrigo Costa Lima, diretor da KUYA.

Fundamentada em quatro pilares — design decolonial, ecoeficiente, regenerativo e político —, a KUYA promove ações que impactam diretamente a vida das pessoas e o desenvolvimento do estado. A instituição investe em pesquisas, mapeamento da produção autoral cearense, formações para estudantes, grupos de estudo sobre gestão pública em design e letramento em design para aproximar a prática do público em geral.

Além disso, a KUYA oferece mentorias para desenvolver novos produtos e aprimorar soluções de tecnologia social. Em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará, a instituição participa de um programa de aceleração de startups, que desenvolve projetos e produtos inovadores. A KUYA também atuou em iniciativas como um projeto de irrigação inteligente em Ocara, gerido pelo MST, exemplificando como o design pode transformar realidades e promover o desenvolvimento social.

Fonte: Secult Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *