O turismo cearense cresceu 6,9% no terceiro trimestre (julho a setembro) de 2024, de acordo com levantamento do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), elaborado a partir de dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho cearense superou os índices nacional (2,4%); da Bahia (3,5%) e de Pernambuco (0,0%).
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, comemora os resultados. “O turismo cearense tem mostrado desempenho notável, liderando entre os destinos do Nordeste. Isso reflete a liderança do governador Elmano de Freitas nas ações que tem impulsionado a atração de visitantes nacionais e estrangeiros, reforçado pela crescente movimentação de turistas internacionais entre os estados do Norte e Nordeste, um indicador igualmente relevante”, destacou a titular da Setur.
No primeiro trimestre do ano, observa o analista, o Ceará já vinha demonstrando sinais de recuperação econômica e aumento no fluxo turístico. Mas, foi no terceiro trimestre que esses esforços se consolidaram, resultando em um crescimento superior ao dos trimestres anteriores, sempre quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
O índice
A Iatur é um indicador construído a partir da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analisa o desempenho setorial, além de estabelecer tendências das atividades no médio e no longo prazo. A Pesquisa Mensal dos Serviços é mensurada com base nos serviços empresariais não-financeiros mediante o uso da receita bruta de serviços de empresas formalmente constituídas.
Trata-se de indicadores conjunturais e ferramentas essenciais para o acompanhamento da evolução da atividade econômica e, portanto, servindo de subsídios para a tomada de decisão do setor privado, do setor governamental bem como implementação de políticas públicas setoriais.
O Índice de Atividades Turísticas é um indicador composto pelos segmentos que são característicos da indústria do turismo a partir do segmento serviços prestados às famílias, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e dos serviços profissionais, administrativos e complementares.
Fonte: Setur Ceará
Texto: Pádua Martins – Ascom Ipece | Fotos: Davi Pinheiro e Tatiana Fortes – Casa Civil