Entre as atrações musicais do Festival estão Letrux cantando Lulu Santos, Ana Frango Elétrico e Gang do Eletro; Domingo na Estação inclui ainda oficinas e atividades infantis.
De 11 a 15 de dezembro, a Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – recebe a terceira edição do Fotofestival SOLAR, fruto da articulação entre a Secult e o Instituto Mirante. Shows, discotecagens, exposição e oficina integram a programação do evento no equipamento, mostrando a força da fotografia enquanto manifestação artística interligada a outras expressões do mundo das artes e da cultura.
A entrada na Estação das Artes se dá por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço (1.500 pessoas). O acesso todos os dias será por meio do Ingresso Solidário, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) a ser destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
Quarta (11) tem abertura de exposição e noite paraense com Gang do Eletro
A partir de quarta-feira (11), a Plataforma da Estação das Artes recebe a exposição “Onde guardaremos este instante de alegria?”, com curadoria das jornalistas Iana Soares e Fernanda Siebra. Em cartaz até 7 de maio de 2025, a mostra é uma realização do Fotofestival SOLAR e traz 30 autores cearenses e seus instantes, capazes de mover a vida, o sonho e o tempo.
A partir das 20h, o DJ Albano Seletor assume as pick-ups, seguido pelo show “Na pressão”, da banda paraense Gang do Eletro. Depois de um longo hiato, o grupo se reúne em show comemorativo que traz versões repaginadas dos dois álbuns repletos de sucessos. O sopro de originalidade do eletromelody vindo dos guetos da Amazônia é representado pelo quarteto Keila Gentil, Marcos Maderito, Will-Love e o DJ e produtor musical Waldo Squash. A noite é abrilhantada pela feira gastronômica promovida pelo Mercado AlimentaCE, que traz os sabores dos restaurantes Soul Pará, Delícias do Pará e Tipiti.
Show “Transe” apresenta versão instrumental do álbum de Caetano Veloso
Na quinta-feira (12), é a vez do saxofonista Esdras Nogueira e Grupo tocarem a versão instrumental do álbum Transa, de Caetano Veloso, a partir das 20h. O show “Transe” é uma reinterpretação do célebre disco gravado em Londres em 1971 e lançado no ano seguinte durante o período da ditadura militar no Brasil, quando o cantor retornou de seu exílio na Inglaterra. Na versão instrumental, as músicas ganham arranjos com influências do dub, reggae, afrobeat, tudo com o sotaque brasileiro do saxofone de Esdras.
Ana Frango Elétrico desembarca pela primeira vez no Ceará
Já na sexta-feira (13), DJ Davi Markan comanda a festa a partir das 20h, com sua pesquisa e estética de discotecagem que navega por diferentes estilos musicais, sentimentos, cenas e épocas, amarrando tudo em uma só viagem sônica. Depois, Ana Frango Elétrico desembarca pela primeira vez em Fortaleza com o lançamento de “Me Chama De Gato Que Eu Sou Sua”, álbum que confirma o nome da artista carioca como uma das figuras centrais da nova cena musical brasileira. Desde sua estreia em 2018, aos 20 anos de idade, ela coleciona o Prêmio APCA 2019 e indicação ao Latin Grammy e ao Prêmio Multishow.
DJ Maarji e Letrux cantando Lulu Santos embalam o sábado (14)
No sábado (14), a abertura da noite fica por conta da DJ Maarji, às 20h, que apresenta em seus sets uma viagem musical mostrando sua pesquisa em raridades de disco music, boogie, groove, dance e jazz, sempre com uma pegada dançante, eclética e repleta de memórias afetivas. Na sequência é a vez da cantora Letrux subir ao palco com seu projeto “O Último Romântico”, especial que homenageia Lulu Santos.
Idealizado originalmente por Letrux e Nelson Motta para a apresentação da cantora no festival Doce Maravilha, em maio de 2024, no Rio Janeiro, o show foi aclamado pelo público e recebeu destaque positivo na crítica especializada. A proposta celebra os mais de 40 anos da carreira de Lulu Santos com o espetáculo em que revisita um dos álbuns mais icônicos do artista, “O Último Romântico” (1983). A entrada se dá por Ingresso Solidário.
Domingo na Estação tem chorinho, performance e atividades infantis
Encerrando o Fotofestival SOLAR, no domingo (15), de 11h às 15h, acontece a oficina “Zine Expresso”, que propõe a criação de livretos com imagens arquivadas nos celulares. Idealizada pelo Lombada, grupo voltado à discussão, criação e edição de trabalhos que dialogam com o universo da imagem, a dinâmica, as pessoas participantes são convidadas a usar as próprias fotografias para editar, montar e imprimir um pequeno zine composto pelo sequenciamento imagético que conte a história que for desejada.
Na parte musical, a partir do meio-dia, acontece o Choro Solar, em que Esdras Nogueira Quarteto apresenta um show que celebra a tradição do choro com uma abordagem contemporânea ao lado de Marcus Moraes na guitarra, Thanise Silva na flauta e Tauí Castro no pandeiro. O saxofonista brasiliense Esdras Nogueira também realiza, junto com Mariana Cardoso, a oficina “Música e gastronomia: concepção e produção do Lá em Casa Sessions”, de 10h30 às 12h, no Laboratório da Kuya – Centro de Design do Ceará.
Neste dia também acontece, de 11h às 12h, a performance “Versos & Canções”, do poeta e cordelista Patrick Lima, promovida em parceria com o Sesc. Além da distribuição gratuita de poemas e balões em formato de coração, a ação é um compartilhamento de afetos em meio à agitação urbana.
E como já é tradição, o domingo conta com atividades para a criançada. De 10h às 13h, acontece a oficina de pintura infantil “Desenhos Animados”, mediada pelos arte-educadores Fleuri Cardoso e Talita Késsia, que propõe uma experimentação da animação em uma brincadeira que inclui dobraduras simples no papel antes de desenhar, criando a possibilidade do movimento nas imagens. No mesmo dia, de 10h às 12h, também tem diversão com a oficina “Produção de pião e catavento recicláveis”, do Programa Reciclocidades da Cagece.
Serviço
Semana na Estação das Artes
Dias 11 a 15.12
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 11 a 15 de novembro
Quarta, 11
17h – Abertura da exposição “Onde guardaremos este instante de alegria?”, curadoria de Iana Soares e Fernanda Siebra, na Plataforma
20h às 21h30 – DJ Albano Seletor
21h30 às 23h – Show “Na pressão”, com Gang do Eletro
Acesso: Ingresso solidário
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Quinta, 12
20h às 21h30 – Esdras Nogueira e Grupo tocam “Transa” de Caetano Veloso em versão instrumental
Acesso: Ingresso solidário
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sexta, 13
20h às 21h30 – DJ Davi Markan
21h30 às 23h – Show “Me Chama de Gato Que eu Sou Sua”, com Ana Frango Elétrico
Acesso: Ingresso solidário
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 14
20h às 21h30 – DJ Maarji
21h30 às 23h – Show “O Último Romântico”, Letrux canta Lulu Santos
Acesso: Ingresso solidário
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, 15
Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina Infantil “Desenhos Animados”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia
10h às 12h – Oficina infantil “Produção de pião”, com Programa Reciclocidades (Parceria Cagece)
10h30 às 12h – Oficina “Música e gastronomia: concepção e produção do Lá em Casa Sessions”, com Esdras Nogueira e Mariana Cardoso, no Laboratório da Kuya – Centro de Design do Ceará
11h às 12h – Performance itinerante “Versos & Canções”, com Patrick Lima (Parceria Sesc)
11h às 15h – Oficina Zine Expresso, com Coletivo Lombada
12h às 14h – Show Choro Solar, com Esdras Nogueira Quarteto
Acesso: Ingresso Solidário
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.