Pela primeira vez realizada em Campos Sales, a Exposição da Agricultura Familiar chega ao município como um dos principais eventos de valorização da produção rural no sul do estado do Ceará. Campos Sales recebe o evento entre os próximos dias 26 (sábado) e 29 (terça-feira) de julho. A feira é uma promoção do Instituto Future e da Prefeitura Municipal de Campos Sales, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com patrocínio do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA.
Com programação de quatro dias dedicada ao fortalecimento da agricultura familiar, o público poderá acompanhar palestras, feira de produtos e oficinas práticas voltadas para produtores, cooperativas, estudantes e demais interessados no desenvolvimento sustentável do campo. As palestras vão ocorrer em auditório montado no Espaço de Eventos Canal, no centro da cidade de Campos Sales, com a presença de especialistas de instituições como Ematerce, IFCE, Sebrae e Senar.
Nesta primeira edição da feira serão abordados temas como associativismo e cooperativismo; produção de abelhas rainhas; ovinocaprinocultura como negócio para o Nordeste brasileiro; nutrição e manejo de vacas leiteiras; avicultura caipira; complexo de tristeza parasitária da bovinocultura leiteira (Mal triste); além de apresentação do Banco do Nordeste sobre os programas Agroamigo e Crediamigo.

Em paralelo, será realizada uma feira de produtos e serviços da agricultura familiar, com expositores locais oferecendo alimentos, flores, artesanato e itens produzidos no município.
“Campos Sales está localizado na divisa com o Piauí, são mais de quinhentos quilômetros para a capital Fortaleza. Mas não há distância que nos impeça de querer contribuir para o êxito desse evento inédito para o município. Serão quatro dias de uma rica programação especialmente preparada com a Prefeitura de Campos Sales, para atingirmos juntos o objetivo de fortalecer a agricultura familiar desse município tão importante da região sul do Ceará”, enfatiza Edna Câmara, coordenadora-geral do Instituto Future.
Investimento na Mandiocultura
Entre os destaques desta primeira edição da Exposição da Agricultura Familiar de Campos Sales está a mandiocultura. A atual gestão do município quer retomar e fortalecer a produção de mandioca (Manihot esculenta Crantz) no município. A planta nativa da América do Sul é um dos alimentos símbolos do Brasil e aproximadamente 85% da produção da mandioca no país vem da agricultura familiar, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA.
Não à toa, a mandioca possui grande relevância social e econômica para a agricultura familiar em Campos Sales. Por isso, logo no primeiro dia do evento, o engenheiro agrônomo e especialista em Mandiocultura, Francisco Iarle da Silva, vai apresentar palestra com o tema “Mandiocultura Descomplicada: Estratégias Eficientes para Aumentar a Rentabilidade e Reduzir Custos”.
“Campos Sales já foi um grande produtor de mandiocultura aqui no sul do Ceará. Por isso, a nossa atual gestão acredita que é possível fazer com que o município volte a ter números significativos na produção de mandioca e derivados. Inclusive, durante a Feira da Agricultura Familiar, vamos anunciar a criação de um programa de incentivo à mandiocultura para os agricultores de Campos Sales”, destaca Damião Ferreira de Oliveira – secretário de desenvolvimento rural de Campos Sales.