Fortaleza se prepara para receber visitantes do Brasil e do mundo com um dos Réveillons mais vibrantes, inclusivos e aguardados do país. Em 2026, a festa ganha ainda mais amplitude com dois dias de programação totalmente gratuita — 30 e 31 de dezembro — distribuída em três polos: Aterro da Praia de Iracema, Messejana e Conjunto Ceará. A proposta de descentralização reforça o compromisso da capital cearense com o acesso democrático à cultura, a redução de impactos urbanos e a distribuição equilibrada dos benefícios econômicos do evento.
Serão mais de 20 atrações locais e nacionais, incluindo nomes como Luan Santana, Xand Avião, Wesley Safadão, Claudia Leitte, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge e Matuê. A expectativa é receber cerca de 700 mil visitantes, com ocupação hoteleira de até 95% e impacto econômico estimado em R$ 3,6 bilhões, consolidando o Réveillon como um dos motores do turismo e da economia criativa da cidade.

Mas a virada é apenas o começo da experiência. Fortaleza convida seus visitantes a viver a cidade por inteiro: as praias da orla de Iracema, Meireles e Mucuripe; a gastronomia rica que vai do caranguejo às peixadas, passando por restaurantes premiados; a cultura efervescente expressa no Centro Dragão do Mar, no Museu do Ceará e no centro histórico; além das feiras de artesanato e design local. Em Fortaleza, os turistas encontram um destino que combina celebração, descanso, cultura e boa mesa 一 o que explica a média de estadia de 6 dias esperada para o período do final de ano.
A secretária de turismo de Fortaleza, Denise Carrá, convida os visitantes a conhecerem por completo uma Fortaleza Sem Igual. “Queremos que cada visitante sinta a energia única de Fortaleza — não apenas na hora da virada, mas em todos os dias que cercam essa grande celebração. Nosso Réveillon é gratuito, inclusivo e pensado para valorizar a cultura local, impulsionar a economia e acolher pessoas de todos os cantos. Em 2026, começamos a celebrar os 300 anos da cidade, e não poderíamos ter um cenário mais especial para convidar o mundo a viver Fortaleza com a gente”.

A festa ainda reforça o compromisso da cidade com sustentabilidade e inclusão: estrutura acessível, áreas dedicadas a pessoas neurodivergentes, intérpretes de Libras e um modelo de realização que conta com apoio da iniciativa privada. Em 2026, o evento também marca o início das celebrações dos 300 anos de Fortaleza, tornando a virada de ano ainda mais simbólica.
Fotos: João Crisósthomo

