Uma das atrações é o ensaio aberto do projeto de dança “Agbênça”, que investiga a relação do corpo com o instrumento musical agbê
Dando continuidade à programação da partilha pública Rotas de Criação, a Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – promove, até o dia 6 de dezembro, uma série de atividades culturais, incluindo oficinas, rodas de conversa e apresentações. As ações, gratuitas e abertas ao público, apresentam os trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Escola à comunidade.
Uma das atrações é a oficina do projeto “Kalunga-pequena”, parte do Laboratório de Artes Visuais. Durante a atividade, ministrada desde a última segunda-feira (2) até a sexta-feira (6) no turno da tarde, os participantes moldarão máscaras.
Já na quarta-feira (4), o público pode conferir o ensaio aberto do projeto de dança “Agbênça”, às 19h30, seguida de uma roda de conversa sobre o desenvolvimento da atração, que investiga a relação do corpo com o instrumento musical agbê. No mesmo dia, o projeto de artes visuais “Arrumação” realiza exposição, a partir das 19h. O trabalho explora a ligação entre moda, corpo, brincadeira e expressividade.
Na quinta-feira (5), a Escola recebe a tutora do Laboratório de Artes Visuais Juliana dos Santos para uma fala aberta intitulada “O Tempo da Cor”, inspirada em sua pesquisa com o tom de azul extraído da flor Clitoria Ternatea. O momento acontece às 19h.
Por fim, na sexta, as atividades começam com a apresentação teatral do projeto “Deyses”, às 16h. Em seguida, ocorre performance do projeto de artes visuais “Como criar o seu altar”, com pintura ao vivo, e apresentação de dança e roda de conversa com o projeto de dança “Em Uma Gota o Oceano”. As atividades acontecem às 18h e 19h30, respectivamente.
Todos os projetos são desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Escola. Via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com patrocínio master da Nubank e patrocínio da Cagece.
Fonte: Porto Iracema das Artes – Foto: Bruno Rodrigues