Até o próximo domingo (27/07), a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) traz uma ampla programação gratuita nos seus equipamentos vinculados. A agenda inclui oficinas, workshop, abertura de exposição, palestra, debate, apresentações artísticas, shows, feirinha e exibição de série. Algumas atividades exigem inscrição, mas todas têm acesso gratuito.
Ações formativas
A Escola Pública de Música oferece 115 vagas para estudantes com conhecimento musical (a partir de 14 anos) e 111 vagas para iniciantes de 12 a 14 anos. As inscrições devem ser feitas pelo site da Vila das Artes. Com foco na formação artística, a Vila das Artes está com inscrições abertas para as oficinas: O Desejo das Coisas: Exercícios de coleta e invenção, com Mariana Smith e Entre o instante e a intuição: processos criativos em fotografia, com Ícaro Reis. Ambas acontecem na Escola Pública de Artes Visuais, com 20 vagas cada e classificação indicativa de 18 anos. Também estão abertas as inscrições para a 1ª turma do curso Poéticas Contemporâneas” com 30 vagas, sendo metade reservada para ações afirmativas.
Outras oficinas estão em andamento com inscrições já encerradas. Na Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes, ocorrem Poesia Corpoética, com Samuel Facundo (21 a 24 de julho, das 18h30 às 21h30) e Introdução à Pintura a Óleo, com Camila Albuquerque e Gabriel Gripp (21 a 25 de julho, das 14h às 17h). Na Escola Pública de Dança da Vila das Artes, acontece a oficina O Cadáver Decapitado de Arowë, com Luzia Amélia (21 a 25 de julho, das 18h30 às 20h30).
Difusão
O Centro Cultural Belchior segue com as atividades regulares de dança durante o mês de julho. O local também abrirá as portas para o Workshop Moda Street Wear com o coletivo Quinta Dimensão, sob facilitação de Lourenço Heke. Como parte da programação do equipamento, o Projeto Alucinação Arte Urbana promove vivência com o artista Pirata, na Comunidade da Graviola.
Também integra a programação da casa de praia da música o projeto Belchior Vive, com master class sobre a poética de Belchior, conduzida por Alberto Perdigão, seguida de apresentação artística de Uchôa Negro. A agenda conta ainda com a House of Cabal, que realiza o evento Maresia Kiki Ball, reunindo dança e celebração da cultura ballroom.
Na Biblioteca Pública Dolor Barreira, a programação inclui uma palestra sobre bem-estar e leitura de textos poéticos com Cris Amaral, voltada para todas as idades. Já na Biblioteca Pública Herbênia Gurgel, o destaque é o espetáculo “Baú de Histórias”, do coletivo O Circo Pirado.
Programações especiais
Entra em cartaz, a partir desta sexta-feira (25/07), na Casa do Barão de Camocim, a exposição “Festa de negro é pra se libertar”, com visitação até 13 de setembro. O espaço também terá a exibição da série “Pretas da História”, seguida de debate com a diretora Danielle Valentim.
Ainda celebrando o Dia Nacional do Rock, no sábado (26/07), a Vila das Artes, em parceria com a Associação Cultural Cearense do Rock, recebe o Forcaos 2025, com shows das bandas Betrayal, Diagnose, Claudine, Stormside e Aderiva.
Programação Secultfor e equipamentos vinculados até domingo (27/07)
22/07 (terça-feira)
18h – Encontro de Diálogo sobre o Edital de Premiação das Quadrilhas Juninas de Fortaleza
Local: Hall da Secultfor (Rua Padre Valdevino, 1040 – Joaquim Távora)
23/07 (quarta-feira)
15h – Espetáculo “Baú de histórias”, do coletivo O Circo Pirado
Local: Biblioteca Pública Herbênia Gurgel (Rua 541 E – Conj. Ceará II)
18h – Exibição da série “Pretas da História” + debate com a diretora Danielle Valentim
Local: Casa do Barão de Camocim (Rua Gen. Sampaio, 1632 – Centro)
25 vagas por ordem de chegada. Classificação indicativa: livre
24/07 (quinta-feira)
18h30 – Projeto Belchior Vive com masterclass “A poética de Belchior”, com Alberto Perdigão + apresentação artística de Uchôa Negro
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)
25/07 (sexta-feira)
13h – Projeto Alucinação Arte Urbana: Vivência Artística, com Pirata
Local: Comunidade da Graviola – Praia de Iracema
18h às 21h – Abertura da exposição “Festa de negro é pra se libertar”, com a presença do pai de santo Giuliano Freitas + DJs Negona, Viúva Negra e Molhadonas + Feira Negra
Local: Casa do Barão de Camocim (Rua Gen. Sampaio, 1632 – Centro)
25 vagas por ordem de chegada. Classificação indicativa: livre
26/07 (sábado)
17h – House of Cabal com Maresia Kiki Ball
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)
18h – Forcaos 2025, com Betrayal, Diagnose, Claudine, Stormside e Aderiva (Parceria: Associação Cultural Cearense do Rock)
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 – Centro)
Atividades regulares em julho
Centro Cultural Belchior
Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema
Terças, quartas e sextas
17h às 18h – Aula de Ritmos com Heliane Lopes
Classificação indicativa: 50+
Quartas
18h às 19h – Aula de dança de salão, com Valterlan Menezes
Classificação indicativa: 50+
Inscrições abertas
Oficina O Desejo das Coisas: Exercícios de coleta e invenção, com Mariana Smith
Inscrições: até 24 de julho (18h), pelo site da Vila das Artes
Aulas: 28 de julho a 1º de agosto, na Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 – Centro)
20 vagas. Classificação indicativa: 18+
Oficina Entre o instante e a intuição: processos criativos em fotografia, com Ícaro Reis
Inscrições: 23 a 31 de julho (18h), pelo site da Vila das Artes
Aulas: 4 a 8 de agosto, das 18h às 21h, na Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 – Centro)
20 vagas. Classificação indicativa: 18+
1ª turma do curso Poéticas Contemporâneas: Formação continuada em Artes Visuais
Inscrições: 25 de julho a 15 de agosto (18h), pelo site da Vila das Artes
20 vagas para estudantes titulares e 10 vagas para estudantes suplentes, sendo 50% das vagas reservadas a estudantes dentro do contexto de ações afirmativas
Edital de seleção de estudantes para os Cursos de Formação Prática e Básica em Música da Escola Pública de Música da Vila das Artes 2025.2
Inscrições: 22 de julho a 10 de agosto (18h), pelo site da Vila das Artes
115 vagas para estudantes do Curso Prático Instrumento Musical e Canto. Classificação: 14 anos com algum conhecimento musical
111 vagas para estudantes do Curso de Formação Básica em Música. Classificação: 12 a 14 anos sem experiência musical