Com foco na bovinocultura, Umirim realiza feira e incentiva a agricultura familiar

Destaque Sertão

Evento planejado para o fortalecimento da atividade rural está sendo realizado entre os dias 28 e 30 de julho com programação inédita no município

Pela primeira vez sediada em Umirim, a Feira da Agricultura Familiar chega ao município como um dos principais eventos de valorização da produção rural no norte do estado do Ceará. 

A feira, realizada até esta quarta-feira (30), é uma promoção do Instituto Future e da Prefeitura Municipal de Umirim, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEAGRI), com patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Com uma programação dedicada ao fortalecimento da agricultura familiar, o público poderá acompanhar palestras, feira de produtos e oficinas práticas voltadas para produtores, cooperativas, estudantes e demais interessados no desenvolvimento sustentável do campo. As palestras ocorrem em auditório montado no Campo da Estação, no centro da cidade de Umirim. Em paralelo, é realizada uma feira de produtos e serviços da agricultura familiar, com expositores locais oferecendo alimentos, flores, artesanato e itens produzidos no município.

Com presença de especialistas de instituições como Ematerce, Adagri e Banco do Nordeste, serão discutidos diversos temas nesta primeira edição do evento, como Política Pública da Agricultura Familiar; Agroecologia como alternativa de produção no semiárido; Produção de alimentos através das cisternas; Programa sertão vivo e agente jovem ambiental; Planos de ação para atividades em campo; Psicultura e cuidados; Financiamentos para a agricultura familiar; além de Atualização cadastral de produtores e propriedades.

“O Instituto Future tem a missão de promover ações que levem às transformações sociais e econômicas, sempre visando o desenvolvimento sustentável. Por isso, é que junto a Prefeitura de Umirim queremos contribuir para o fortalecimento da atividade rural no município.  Serão três de dias de um evento inédito para Umirim e o melhor é que toda a programação é aberta ao público e gratuita para que todos possam aproveitar ao máximo essa primeira edição da Feira da Agricultura Familiar de Umirim”, enfatiza Edna Câmara – coordenadora-geral do Instituto Future.

Aposta na bovinocultura

Entre os destaques desta I Feira da Agricultura Familiar de Umirim, está a bovinocultura de leite. A criação de raças de gado leiteiro na região, localizada no semiárido nordestino, é uma alternativa viável de negócio para produtores que se preocupam em ter um rebanho sadio e produtivo, o que inclui naturalmente o manuseio correto dos animais ao longo de todo o processo produtivo do leite.

E não à toa, a organização do evento reservou boa parte da programação da feira para a discussão de temas relacionados a bovinocultura, como “Apuração de custos para pecuária leiteira”; “Doença raiva – como prevenir o seu rebanho”; e “Manejos sanitários em bovinos”. Ou seja, o município de Umirim pretende aproveitar o evento para fortalecer a criação de gado para fins de produção leiteira e derivados. 

“Nós enxergamos a bovinocultura como uma atividade de grande potencial aqui no nosso município. Estamos localizados estrategicamente entre Fortaleza e Sobral, somos servidos por rodovias estaduais e federais – o que facilita o escoamento da produção do município, que tem hoje aproximadamente oito mil cabeças de gado leiteiro. Ou seja, uma parcela significativa do leite que é consumido no Ceará e em outros estados vizinhos vem daqui, vem de Umirim”, destaca Lilian Mota – secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEAGRI) de Umirim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *